terça-feira, 12 de julho de 2011

Superbactéria da gonorreia descoberta no Japão.

Cientistas descobrem superbactéria responsável por DST resistente a antibiótico

Cientistas descobriram uma cepa espécie) de superbactéria de gonorreia no Japão que é resistente a todos os antibióticos e dizem que pode transformar o que antes seria uma infecção facilmente tratável num problema de saúde pública. A nova cepa da doença sexualmente transmissível, chamada de H041, não pode ser morta por nenhum tratamento atualmente conhecido para a gonorreia, deixando médicos sem opção, senão testar remédios ainda não usados contra a enfermidade.

Magnus Unemo, do Swedish Reference Laboratory for Pathogenic Neisseria, que descobriu a cepa com seus colegas japoneses com amostras coletadas em Kyoto, afirmou que ela era alarmante e previsível.

- Desde que antibiótico se tornaram o tratamento padrão para gonorreia nos anos 40, essa bactéria mostrou sua marcante capacidade de desenvolver mecanismos de resistência a todas as drogas introduzidas para controlar a doença- disse Unemo.

Em entrevista por telefone, Unemo, que apresentará os detalhes da descoberta numa conferência da Sociedade de Pesquisas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, no Quebec, Canadá, disse que o fato de a cepa ter sido encontrada primeiro no Japão também é preocupante:

- O Japão tem sido historicamente o lugar onde ocorre a primeira emergência e a subsequente disseminação global de diferentes tipos de resistência a gonorreia.

A análise da cepa feita pela equipe concluiu que ela era extremamente resistente à classe de antibióticos cefalosporina - as últimas drogas remanescentes ainda eficientes no tratamento de gonorreia. A doença decorre de uma infecção bacteriana sexualmente transmissível e se não for tratada pode levar a doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica (na qual o óvulo fertilizado se desenvolve fora do útero) e infertilidade em mulheres.


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário