quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nascimento de gêmeos.

Cara de um, focinho do outro

Todo mundo anda falando em clonagem, mas a verdade é que essa técnica supermoderna não é nenhuma novidade para a natureza. Afinal, os gêmeos não são clones naturais? São sim, mas só os gêmeos idênticos, que também são chamados de univitelinos ou monozigóticos.
Para que nasçam dois bebês iguaizinhos, precisa acontecer uma coisa muito misteriosa, e que nenhum cientista sabe explicar direito: o óvulo, depois de fecundado, ou seja, depois de se "misturar" com um espermatozóide, tem que "ter a idéia" de …se dividir em duas partes idênticas! É isso aí, os gêmeos idênticos nada mais são do que um óvulo fecundado que, sem mais nem menos, resolveu virar dois! E, quando a gente fala "idênticos", quer dizer idênticos mesmo: gêmeos univitelinos são sempre do mesmo sexo, do mesmo tamanho, da mesma cor, do mesmo tudo! É que os genes deles são idênticos!

- Mas eu tenho um amigo que tem uma irmã gêmea! Como isso acontece?

Simples: seu amigo e a irmã dele são gêmeos…fraternos!

Aniversário dividido

Os gêmeos fraternos, que também são chamados de dizigóticos ou bivitelinos, só tem uma coisa idêntica: a data do aniversário! Esses bebês são tão parecidos (ou diferentes!) quanto irmãos normais, e podem ser até de sexos diferentes.

O nascimento de gêmeos fraternos acontece quando, em vez de liberar um único óvulo por mês, como acontece normalmente, uma futura mamãe libera dois óvulos, que são fecundados por dois espermatozóides! Ou seja, ela "economiza" uma gravidez e dá à luz dois bebês de uma vez só! De todos os gêmeos que nascem, 70% são fraternos, e só 30% são idênticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário