segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fungos.

O que são fungos, vida, reprodução, doenças causadas, mofo, microfungos, ambientes onde se desenvolvem, enfermidades

fungos Fungos: forma de vida simples

O que são

Na natureza há diferentes tipos de fungos. Podemos dizer que eles são uma forma de vida bastante simples. Com relação às diferenças, existem aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, causando inúmeras enfermidades e até intoxicação. Encontramos também os que parasitam vegetais mortos e cadáveres de animais em decomposição. Temos também os que são utilizados para alimento e até aqueles dos quais se pode extrair substâncias para a elaboração de medicamentos, como, por exemplo, a penicilina.

Informações sobre os fungos

Durante muitos anos, os fungos foram considerados como vegetais, porém, a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte. Por apresentarem características próprias, tais como: não sintetizar clorofila, não possuir celulose na sua parede celular (exceto alguns fungos aquáticos), e não armazenar amido como substância de reserva, eles foram diferenciados das plantas.

Outro tipo importante de fungo é o mofo, que surge através dos espórios, células quase microscópicas que encontramos flutuando no ar. Os espórios preferem locais escuros e úmidos para realizar a reprodução. Em função desta característica, nota-se uma maior quantidade de mofo em ambientes úmidos, como paredes, gavetas, armários, etc. Estas mesmas células minúsculas também se agrupam em pães, frutas e vegetais, pois buscam alimentos em ambientes propícios para o seu desenvolvimento.

Os diversos tipos de micoses que conhecemos são originadas por microfungos, atingindo os seres humanos com maior freqüência nos países tropicais (clima úmido e quente), como no Brasil, por exemplo. Na maior parte das vezes, o tratamento para este mal é complicado por tratar-se de uma forma de vida daninha e oportunista. Mas há pesquisas avançadas e trabalhos importantes a respeito deste assunto. Muitos medicamentos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de livrar o ser humano desta companhia desagradável e prejudicial.

Quais são as doenças causadas por fungos?

Os fungos, participantes do Reino Funji são organismos com células eucariontes (mais simples) com um só núcleo. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras. Diversos tipos agem em seres humanos causando várias doenças como, por exemplo, micoses., além de serem heterotróficos (alimentação que feita através de nutrientes), e são classificados em unicelulares e multicelulares, sendo constituídos por filamentos chamados de hifas. O vento age como importante condutor espalhando seus propágulos e fragmentos de hifa.

Desta forma, existem várias espécies e algumas destas tem a capacidade de causar doenças tanto no Reino Animal quanto no Reino Vegetal, ou seja, em animais e seres humanos, e vegetais, respectivamente. Os fungos são facilmente encontrados no solo, em plantas,nos animais, nos alimentos, na água, em detritos em geral e em objetos, sendo que pode se fazer presente na pele humana, sobretudo, nas partes íntimas feminina e masculina. Os fungos chamados de dermatófitos é o mais comum entre os seres humanos, os quais são responsáveis pela dermatose, doenças da pele que tem como principal agente os fungos.

A ciência que estuda estes organismos vivos é a micologia, a qual é um ramo da microbiologia, que por sua vez também estuda bolores e cogumelos, protozoários, bactérias, e vírus. Como já tido, alguns fungos podem causar doenças graves aos seres humanos, e várias delas são fatais quando não tratadas, e dentre estas encontram-se as aspergiloses, coccidioidomicose, candidíases, criptococose, micetomas, histoplasmose e paracoccidioidomicose. Além disso, as pessoas que sofre com imunodeficiência são mais suscetíveis a doenças causadas por fungos, principalmente as doenças que tem como agente responsável o Candida, o Aspergillus, o Cryptococcus, o Pneumocystis e o Histoplasma. Há também fungos que tem a capacidade de atacar unhas, olhos, cabelo e especialmente a pele, os quais são denominados de dermatófitos e queratinófitos, onde sua ação resulta em infecções na região como pé-de-atleta e dermatofitose. E ainda, os esporos dos fungos são uma causa de alergias, e os fungos de distintos grupos têm a capacidade de causar reações alérgicas.

Existem muitas doenças que são causadas por fungos e bactérias, sendo que as principais e mais conhecidas são:

-Tuberculose
-Tracoma
-Úlcera
-Febre Reumática
-Febre Tifóide
-Furúnculo
-Gangrena gasosa
-Gardnerella
-Hanseníase
-Impetigo
-Leptospirose
-Meningite
-Peste pulmonar
-Pneumonia
-Salmonelose
-Sífilis Congênita
-Tétano
-Tifo endêmico (ou murino)
-Tifo epidêmico (ou exantemático)
-Acne
-Antraz
-Blenorragia
-Botulismo
-Bronquite
-Brucelose
-Cancro Mole
-Cistite
-Cólera
-Coqueluche
-Difteria
-Disenterias Bacterianas
-Erisipela
-Escarlatina
-Febre da Mordedura de Rato
-Febre maculosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário